
Sabe o que eu e você, o Bill Gates e o Warren Buffet temos em comum? Todos nós possuímos dias com as mesmas 24h de duração (independente do tamanho da conta bancária). O que fazemos com essas valiosas horas é onde reside o segredo para atingir nossos objetivos.
Tempo é provavelmente nosso ativo mais precioso. Por isso, compartilho aqui os hábitos que aplico na minha rotina, buscando extrair o máximo de aproveitamento durante o expediente (e fora dele também). Se você está lendo esse artigo, provavelmente possui o mesmo interesse. Sei que cada pessoa tem seus próprios desafios e compromissos na rotina diária, por isso as dicas são apenas uma forma de começar a conversa sobre o tema. Vamos às dicas:
1) DEFINA UMA AGENDA COM SEU PLANO DE VÔO
Nenhum avião comercial sai do solo sem um plano de vôo muito bem definido. Você também não deveria esperar chegar ao escritório (ou seu cantinho de HomeOffice) para o cérebro pegar no tranco. Pessoalmente, sou adepto da agenda física, que eu uso há pelo menos 12 anos (mas há quem prefira os apps). Otimize sua agenda diária, organizando as tarefas em listas. Essa pré-organização poupa um tempo valioso e ajuda a criar o hábito da organização. Com o tempo, você passará a fazer isso naturalmente. Eis um exemplo simplificado:
8h30-9h | Leitura de notícias e responder e-mails
9h-12h | Atividade principal do dia
12h-13h30 | Almoço (+ leituras, networking, etc.)
13h30-18h30 | Atividade principal do dia
18h30-19h | Organizar agenda do dia seguinte
Dica: Reserve espaços em branco na agenda para os imprevistos.

Clique aqui, para ver em alta resolução.
“Foque-se em ser produtivo, não em estar ocupado.Tim Ferris, autor do best seller Trabalhe 4 horas por semana.
2) ESTABELEÇA SUAS PRIORIDADES
Às vezes temos tanta coisa pra resolver que fica difícil saber por onde começar. É tanta tarefa que a gente já começa o dia sem energia ou desmotivado. Mas calma, tem solução para isso. Você já ouviu falar da Matriz de Eisenhower? É uma forma de organizar a prioridade das tarefas e ajudar a tomar as decisões. Eis o quadro que resume a prática:

O que é importante, raramente é urgente. E o que é urgente, raramente é importante.”
– Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano.
Dica:
Existem muitas técnicas focadas em aprimorar a produtividade. Talvez a mais famosa delas seja a Técnica Pomodoro. Precisa de um estímulo extra para se concentrar? Tem várias Playlists no Spotify. Essa aqui é a minha lista pessoal, que me ajuda a entrar no processo de “Flow”.
3) INVISTA NA SUA SAÚDE: MENTE SÃ, CORPO SÃO
Certa vez li essa matéria sobre altos executivos que mantêm uma rotina de treino dedicada ao tri atletismo São pessoas com família, alta exigência no trabalho e alta performance física. Haja tempo e energia para administrar tudo isso.
Assim como eles, acredito que o exercício físico é um ótimo caminho para aliviar o stress e cuidar do bem-estar. Então procuro intercalar as atividades intelectuais (trabalho, aprendizados, produção de conteúdo) com atividades físicas (ao menos 3 treinos de musculação + 2 de ciclismo semanalmente). Mas calma, bocê não precisa ser um Ironman, aquela caminhada no parque já ajuda!

Ao lado Alberto Carvalho (50), então presidente do grupo multinacional P&G, cargo que ocupou durante 26 anos [Matéria de 2016 na revista GQ]
NÃO CONSIGO ACORDAR ÀS 5 DA MADRUGADA. ESTOU FADADO AO FRACASSO?
Calma, tudo bem se você não tem essa disposição. De alguns anos para cá, tenho visto a “glamourização dos madrugueiros”, como as Lives do Primo Rico com seus desafios de acordar cedo em prol da prosperidade financeira. Nada contra, acordar cedo é uma prática louvável e te dá algumas produtivas horas adicionais. Mas o organismo de cada pessoa reage de um jeito ao longo do dia. Nosso ciclo circadiano varia: existem pessoas que funcionam melhor pela manhã, outras a noite. Você só precisa conhecer o seu, para poder se adaptar melhor. Sobre isso, recomendo escutar esse Nerdcast sobre o tema do Sono.
O MAIS IMPORTANTE DE TUDO: LEMBRE-SE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ.
Viver o tempo inteiro buscando otimizar o tempo e ser altamente produtivo pode ser uma enorme armadilha. As listas de tarefas são ferramentas úteis, mas podem nos colocar num loop sem fim de auto cobrança. Isso afeta especialmente os mais ansiosos (como eu, por exemplo). Se você achar que pode estar exagerando, possivelmente esteja mesmo. Quando isso acontecer, faça uma pausa, respire fundo e se afaste um pouco do trabalho. A prática do mindfullness tem se mostrado valiosa para mim. Sobre o tema, recomendo todos os episódios do Podcast Autoconsciente.
Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com um amigo!
Esse artigo foi publicado originalmente no meu perfil do LinkedIn em 2019. Por isso eu fiquei surpreso e muito contente em ver que meus exemplos e rotinas seguiam exatamente o conteúdo do curso Gestão e Produtividade, da Escola Conquer (que, aliás, eu recomendo para quem deseja se aprofundar no assunto). Também convido a você a compartilhar esse conteúdo com seu time e colegas de trabalho.
コメント